Espaço dos Líderes:

Dicas Rápidas de Sucesso do Carnegie Coach


 

A arte perdida da nota de agradecimento: “Aprecie honesta e sinceramente.”

Escrever uma sincera nota de agradecimento é uma das habilidades profissionais que podem causar uma impressão tanto favorável quanto duradoura. As pessoas gostam de ser lembradas e consideradas. Um dos princípios fundamentais da relação humana de Dale Carnegie é "Aprecie honesta e sinceramente." Ao escrever uma nota de agradecimento, use um cartão simples e pequeno. No entanto, o cartão não é tão importante quanto sua consideração, por isso, se um pedaço de papel é tudo o que você tem disponível, escreva a nota assim mesmo! Use esta fórmula como um método infalível de expressar sua estima em uma nota escrita.

  1. Saúde o destinatário: “Estimados Sr. e Sra. Ferreira”, ou “Prezado Tiago”. Isso parece óbvio, mas mesmo assim, muitas pessoas ainda iniciam a nota com um "Oi” ou até mesmo omitem a saudação.
  2. Expresse Gratidão: “Muito obrigado pelo livro”. A chave é mantê-la simples e específica. O objetivo de escrever uma nota é criar a impressão de que seus agradecimentos são sinceros.
  3. Comente a utilidade do presente: “Eu iniciei a leitura do livro e já encontrei várias ideias”. As pessoas gostam de saber que você gostou do gesto delas e que o presente foi significante e útil. Dividir com a pessoa como você está usando o item ou ideia, faz da atenção dela por você, mais significativa.
  4. Reforce sua gratidão: “Obrigado mais uma vez pelo presente”. Nunca é demais agradecer novamente.
  5. Encerramento: Finalize com uma conclusão que expresse o seu pensamento final: Abraços, Respeitosamente, Atenciosamente, Cordialmente, etc. Em seguida, assine o seu nome.
  6. Envie: Mesmo que seus conhecidos e colegas não são do tipo de pessoas que escrevem notas de agradecimento, seja você aquele a dar início à prática!

Tornar-se hábil em escrever notas de agradecimento é a marca de um verdadeiro profissional em épocas de mensagens eletrônicas como e-mail, correio de voz e mensagens de texto.

Demonstrar profissionalismo não é difícil; apenas exige esforço e foco. Empregar aspectos simples da etiqueta empresarial vai muito além de estabelecer o nosso profissionalismo, que além e tudo também constrói a nossa confiança e tranquilidade em ambientes de negócios.

 


Copyright © 2014 Dale Carnegie & Associates, Inc. All rights reserved.