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Sete Tipos de Ouvintes e Dicas para Melhores Habilidades de Ouvir

Habilidades excepcionais para ouvir e para persuadir pessoas para seu ponto de vista fazem a diferença entre equipes boas e excelentes. Somente escutar constrói confiança, credibilidade, e respeito.

Quando você ouve por completo ao invés de tentar compor a sua resposta, o resultado é uma resposta relevante e certeira.

O que você diz quando você responde é prova de quão bem você ouviu.

  1. Os "Inquietos"
    Essas pessoas vêm correndo e estão constantemente olhando em volta ou fazendo outra coisa. Também conhecidas como multifuncionais, estas pessoas não conseguem sentar e escutar.

    Dicas
    Se você é um ouvinte "Inquieto", faça um compromisso de parar o que estiver fazendo quando alguém estiver falando com você.


    Se você estiver falando com um ouvinte "Inquieto", você pode perguntar, "É um bom momento?" ou dizer, "Eu preciso de sua atenção total por apenas um momento."

    Comece com uma frase que irá prender a atenção deles, seja breve, e chegue ao ponto principal rapidamente porque o alcance da atenção deles é curto.

     
  2. Os "Desligados"
    Estas pessoas estão prontas para falar a qualquer momento. Estão à espreita e prontas para um intervalo para completar a frase para você. Não estão lhe ouvindo. Estão focadas em tentar adivinhar o que você dirá e o que elas querem dizer.

    Dicas
    Se você for um "Desligado," aja como um bom ouvinte. Esteja alerta, mantenha o contato de olho, incline-se para frente, e demonstre interesse fazendo perguntas.

    Se você estiver falando com um "Desligado," verifique com eles sempre e pergunte se entenderam o que estava dizendo.

    Assim como os "Inquietos," comece com uma afirmativa que prenda a atenção deles e seja conciso, porque o alcance da atenção deles também é curto.

     
  3. Os "Interruptores"
    Estas pessoas nem fingem que escutam. Parecem mais interessadas em fazer que os apontamentos delas sejam ouvidos do que no que você tem a dizer.

    Dicas
    Se você for um "Interruptor," faça um compromisso de pedir desculpas cada vez que você se perceber interrompendo. Isso lhe deixará mais consciente.

    Se você estiver falando com um "Interruptor," quando for interrompido, pare imediatamente e deixe-o falar, ou ele nunca ouvirá você.

    Quando ele terminar, você pode dizer, “Como eu estava dizendo anteriormente..." para chamar atenção para a interrupção dele.

     
  4. Os "Tanto Faz"
    Estas pessoas permanecem indiferentes e demonstram pouca emoção ao ouvir. Não parecem se importar com nada do que você tem a dizer.

    Dicas
    Se você for um ouvinte "Tanto Faz", concentre-se na mensagem completa, não somente na mensagem verbal.

    Faça um compromisso de ouvir com os seus olhos, orelhas, e coração. Preste atenção à linguagem corporal e tente entender porque esta pessoa quer falar para você sobre este assunto.

    Se você estiver falando com um "Tanto Faz", dramatize suas ideias e faça perguntas ao seu ouvinte para manter o envolvimento dele.

     
  5. Os "Combatentes"
    Essas pessoas estão armadas e prontas para a guerra. Gostam de discordar e culpar os outros.

    Dicas
    Se você for um "Combatente" faça um esforço para se colocar no lugar de quem está falando e compreender, aceitar e encontrar mérito no ponto de vista da outra pessoa.

    Se você estiver falando com um "Combatente," quando ele discordar ou reclamar, olhe pra frente ao invés de olhar pra trás. Fale sobre como você pode concordar ou discordar sobre o que pode ser feito de forma diferente da próxima vez.

     
  6. Os "Analistas"
    Essas pessoas estão constantemente no papel de conselheira ou terapeuta, e estão prontas para lhe fornecer respostas não solicitadas. Pensam que são boas ouvintes e adoram ajudar. Estão invariavelmente no modo analisar-o-que-você-está-dizendo-e-arrumar.

    Dicas
    Se você for um "Analista," relaxe e entenda que nem todo mundo está procurando uma resposta, solução ou conselho. Algumas pessoas somente gostam de compartilhar com os outros suas ideias porque ajuda a clarear as respostas para elas mesmas.

    Se você estiver falando com um "Analista," pode começar dizendo, "Preciso somente compartilhar algo com você. Não estou procurando por nenhum conselho."

     
  7. Os "Engajados"
    Estes são os ouvintes conscientes. Escutam com os olhos, ouvidos e coração e tentam se colocar no lugar da pessoa que está falando. Isto é ouvir no mais alto nível. A habilidade de ouvir deles encoraja você a continuar falando e lhe dá a oportunidade de descobrir suas próprias soluções e revelar suas ideias.

    Dicas
    Se você for um "Engajado," continue. As pessoas apreciam verdadeiramente isto em você.

    Se você estiver falando com um "Engajado," reconheça a atenção dele. Agradeça-o pelo interesse em você e no seu assunto.
 


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