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ENGAGING IDEAS
Um Guia para Líderes Criarem Comprometimento de Funcionários e Clientes

 

Tópico do mês: Engajamento de Equipe

 

Equipes são entidades dinâmicas e em constante evolução no trabalho.

 

Para que as organizações se ajustem as novas exigências do mercado, com frequência as equipes são reestruturadas e precisam assumir mais responsabilidades.

 

Idealmente, as equipes crescem em competências, processos e interações com os demais, mesmo que inevitavelmente experimentem altos e baixos em seu caminho para obter maior coerência e sucesso.

 

Se uma equipe está continuamente construindo com os pontos fortes de seus integrantes individuais da equipe e desenvolvendo estrutura e eficiência em seus processos, continuará a obter cada vez mais sucesso.

 


 

Torne-se um Contribuidor para a Equipe


Atualmente, é esperado que você contribua para o trabalho em equipe, geralmente trabalhando em várias equipes ao mesmo tempo.

 

Algumas equipes são compostas inteiramente de indivíduos dentro de seu grupo de trabalho. Outras equipes de projeto são interdisciplinares e são formadas por colegas de toda a organização. Há ainda outras equipes com pessoas de outras organizações, tais como consultores, fornecedores e clientes.

 

Sua capacidade de ser um valioso contribuidor dessas equipes pode ter um impacto significativo sobre a realização de seus objetivos de carreira.

 

Ganhar a reputação como um valioso contribuidor da equipe impacta no trabalho suas metas atuais, seus relacionamentos, suas oportunidades para liderança, e quão satisfeito e motivado você vai se sentir. Seguem algumas características de um contribuidor da equipe.

 

Habilidades de manter o foco ao ouvir os outros

 

Para toda a equipe operar de forma eficiente, você precisa se concentrar nas ideias dos outros, entender a mensagem e agir de acordo, sem ter que ser lembrado.

 

Atitude cooperativa e solidária para com outras pessoas na equipe

 

Para qualquer equipe alcançar o seu pleno potencial, você, como um integrante da equipe, precisa deixar de lado a sua própria agenda pessoal e apoiar as outras pessoas da equipe.

 

Nada atrasa mais o progresso de uma equipe que pessoas com atitudes não cooperativas.

 

Você não pode estar sempre em total alinhamento com a direção de sua equipe, mas você precisa apoiar os seus colegas e líderes e cooperar com eles para alcançar os resultados desejados pela equipe.

 

Consistência na Preparação e Performance

 

Equipes de sucesso funcionam bem quando os indivíduos fazem a sua parte e depois entregam a tarefa para outras pessoas da equipe.

 

Se você está mal preparado ou realiza suas tarefas de forma inconsistente, você prejudica todo o esforço da equipe.

 

Equipes vivem ou morrem pela confiança entre os integrantes.

 

Quando você é consistente na realização de suas tarefas, os demais confiam mais em você.

 

Habilidades em planejamento, organização e gerenciamento de tempo

 

Devido a forma complexa que as tarefas de trabalho são compartilhadas e sequenciadas em uma equipe, você deve ser hábil no planejamento de seu papel, organizando suas tarefas de trabalho individual, e completando a sua função de uma forma que permite que todos os outros concluam seu trabalho na hora certa.

 

Ter conhecimento e/ou experiência para desempenhar o seu Papel na Equipe

 

Alguém ideal para a equipe tem a formação, conhecimento e experiência para executar de forma eficaz o seu papel.

 

Se o seu papel é novo para você e você não tem a experiência desejada, você tem a responsabilidade de preencher esta lacuna através de estudo, tutoria, ou formação adicional, sem retardar o progresso da equipe.

 

 


 

 

A gestão de uma parceria externo de sucesso

No ambiente empresarial de hoje, a maioria das organizações depende muito da experiência de outras entidades.

 

Uma empresa típica tem várias parcerias externas que operam simultaneamente: consultores de TI, empresas de contabilidade, as organizações de treinamento e desenvolvimento, vendedores, fornecedores, clientes, etc.

 

Gerenciar parcerias externas com sucesso requer empenho em todos os níveis da organização para planejar com cuidado, comunicar abertamente, acompanhar e gerar um resultado rentável para cada parceiro.

 

Como em qualquer relacionamento, parcerias externas de sucesso evoluem ao longo de um período de tempo para níveis mais elevados de confiança e realização. Parte da gestão de parcerias externas envolve a orientação com sucesso para levar o relacionamento ao próximo nível.

 

Há cinco dimensões para alcançar uma parceria de sucesso:

 

Formação

O ideal é que as parcerias externas sejam formadas por meio de uma abrangente análise de necessidades e um processo de seleção que equilibre fatores emocionais e lógicos.

 

No processo de formação, você avalia a experiência necessária e conhecimento do parceiro externo e a química percebida entre os seus valores e os dele. Nesta fase inicial, todos na parceria começam a conhecer uns aos outros e aprendem a trabalhar juntos como uma equipe.

 

Planejamento

Nada garante o sucesso de uma parceria externa mais do que um planejamento cuidadoso e minucioso.

 

O planejamento do projeto é um processo coletivo que você vai fazer com os seus parceiros externos para unir a experiência de todos na concepção do projeto.

 

Nesta etapa do desenvolvimento de parcerias, o objetivo é que todos os integrantes respeitem e entendam um ao outro cada vez mais e haja compreensão mútua dos resultados desejados.

 

Coesão

Quando as equipes vão além dos estágios iniciais em atuar como uma parceria, a visão de todos torna-se mais unificada.

 

Relacionamentos harmonizam quando você aprende como abordar e engajar o outro.

 

Você pode começar a ter uma sensação de realização quando você vê o esforço da parceria acontecendo como o planejado.

 

Conquista

À medida em que a parceria acumula sucessos, os integrantes da equipe podem ver que a sinergia de seus talentos e esforço está funcionando.

 

Eles começam a se orgulharem de suas realizações conjuntas e ter uma maior noção da importância do seu esforço. As pessoas se tornam mais confiantes e começam a interagir com uma atitude de confiança mútua.

 

Realização

Nesta etapa, os parceiros estão operando em um nível elevado contínuo de cooperação e entendimento mútuo.

 

A parceria está funcionando em seu maior nível de eficiência e colaboração. A probabilidade de que essa parceria externa irá durar é muito alta.

 

 


 

 

Construir a confiança através de Conflitos

Ironicamente, você tem a oportunidade de tomar um relacionamento para um nível mais alto de confiança depois de uma situação de conflito.

 

Pense em um momento em que seu carro teve que ser devolvido ao seu representante para reparos. Você pode ter se sentido frustrado e irritado com a situação, mas se o seu concessionário de automóvel lidar bem com a situação, você estará mais propenso a escolher este representante em detrimento de outro no futuro. Você confiará que ele vai resolver o que for preciso, mesmo que haja um problema.

 

Para subir para esse nível de confiança em situações de conflito, você deve ser capaz de:

 

Adaptar

Nada é mais irritante do que estar em conflito com outra pessoa que é inflexível, só segue as próprias regras e não está disposta a se adaptar a uma situação particular.

 

Esteja disposto a olhar para a situação objetivamente e esquecer ressentimentos, preconceitos e pensamentos inflexíveis.

 

Manter um bom o relacionamento

Só porque vocês tem pontos de vista opostos você não tem que tratar o outro com frieza ou ser rude. Isso só aprofunda o ressentimento em uma situação de conflito.

 

Tente continuar a conectar a um nível humano com a outra pessoa.

 

Ouça os Valores

Às vezes, uma situação de conflito fica presa a detalhes insignificantes. Se você pode se concentrar e procurar por valores comuns, você pode encontrar uma maneira de resolver o conflito.

 

Aja conforme o que ouve

Se outra pessoa tem um problema com você intenso o suficiente para que ela o diga, é de sua responsabilidade como um profissional para agir com base nessa comunicação.

 

Quando você faz isso, você mostra sua boa-fé na tentativa de trazer o conflito a uma solução mutuamente aceitável.

 

Acompanhamento

Você não pode simplesmente se afastar de uma situação de conflito e esperar que tudo se resolverá.

 

As pessoas precisam de tempo para refrescar a cabeça e aceitar soluções, mas você deve sempre acompanhar a outra pessoa e verificar se vocês superaram o conflito em seu relacionamento.

 

Esteja disposto a mudar a si mesmo

Como você pode esperar que outra pessoa mude se você não consegue mudar a si mesmo?

 

Alguém disse uma vez que a definição de insanidade é fazer a mesma coisa sempre e esperar resultados diferentes. Para superar o conflito de maneira permanente, você tem que demonstrar que você está fazendo o seu melhor para mudar.

 

 


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