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Tema do mês: Eficácia nas Vendas

O processo de vendas pode ser um caminho complicado repleto de objeções, cortes no orçamento, e competição. Certifique-se de colocar sua empresa, e a si mesmo, na melhor posição para o sucesso controlando alguns elementos do processo de vendas. Esta newsletter analisa o profissionalismo, organização e gestão de tempo. Quando você assume o controle desses elementos básicos do processo de vendas, você tem a capacidade de preparar a sua equipe, e a si mesmo, para tirar proveito da favorável situação econômica.

 


 

Adquirindo Admiradores Através do Profissionalismo Empresarial
 

 

Todo mundo quer exibir uma imagem profissional ao começar em uma nova função. Ter um comportamento inadequado indica falta de experiência e faz com que os outros se sintam incomodados. Profissionais procuram fazer negócios com pessoas que são social e profissionalmente realizados. O mau comportamento reflete negativamente sobre o indivíduo e sobre a organização. Para evitar a confusão, que sempre acompanha o comportamento inadequado, cultive uma imagem profissional que permite que você transite pelo ambiente profissional com agilidade e tranquilidade.

 

Profissionalismo refere-se ao código de comportamento, esperado de você, em um papel de liderança. Diferencie-se exibindo uma postura empresarial adequada nas reuniões. Há oito elementos chaves da etiqueta empresarial:

 

1. Prontidão: Desenvolva uma reputação por estar sempre no horário, desse modo você ganhará o respeito de outros profissionais que também são organizados. Se os outros colegas de trabalho chegam no horário, eles esperam que você também chegue. Nada é mais frustrante para uma equipe que ficar constantemente à espera de um participante atrasado.

 

2. Reverencie: Aproveite o tempo para cumprimentar a todos com uma saudação pessoal amigável. Você terá tempo para fazer isso de maneira apropriada, chegando um pouco mais cedo para as reuniões. Assim, você poderá cumprimentar os outros no momento em que eles chegarem.

 

3. Honre seu território: Eventualmente, as reuniões são feitas em seu local de trabalho, e você é o responsável por conduzi-la. Quando a reunião ocorre no território de outra pessoa, você deve dar um passo atrás e permitir-lhes a realização da reunião.

 

4. Código de vestimenta: Mesmo que os outros participantes da reunião estejam em trajes formais de negócios ou casuais, você deve fazer o seu melhor para estar dentro da formalidade requerida. Se um traje profissional é esperado, você deve usá-lo. Se você está vindo de um local de trabalho, dedique alguns minutos para se recompor e ficar apresentável.

 

5. Ouça: Nas reuniões, você deve ouvir pelo menos o dobro do que você fala. Mantenha seus olhos e sua atenção voltada para a pessoa que, no momento, estiver falando.

 

6. Antes de iniciar: Reserve um tempo para apresentar os convidados para o resto do grupo.

 

7. Ao encerrar: Não se apresse para sair, pois vai parecer que você está ansioso para ir embora o mais rápido possível. Permaneça ao menos por um período a mais de tempo para ajudar a arrumar a sala de reuniões, conversar informalmente com os outros participantes, e tirar dúvidas relevantes.

 

8. Acompanhamento: Seja claro sobre as atribuições dadas durante a reunião, e rápido em responder e assistir todas as informações solicitadas.

 

Ao implementar essas práticas básicas em reuniões, você demonstrará que possui um código de comportamento positivo e fortalecerá a sua imagem e situação profissional no grupo.

 

 

 


 

 

Reuniões de Vendas: Aumentando a Eficácia nas Vendas Através do Conhecimento

Em reuniões de vendas normalmente são apresentados assuntos tais como atualizações de status, notícias da empresa e do reconhecimento do empregado, mas a educação literária muitas vezes é esquecida. A equipe de vendas precisa ter um vasto know-how, para que possam estar preparados para fornecer soluções de forma clara e eficaz. Há inúmeras maneiras de vitalizar suas reuniões de vendas com novidades e atualidades sobre produtos, técnicas de vendas e estratégias. Aqui estão algumas maneiras eficazes para incluir o conhecimento geral em suas reuniões de vendas.

Demonstração - Apresente à equipe um produto ou serviço. Em seguida, peça para que alguém da equipe vá a frente repetir todo o processo. Enquanto os outros observam, você indica quais os pontos que ela deve se aperfeiçoar. Então, faça toda a equipe praticar.

Pratique - Use estudos de caso e exemplos da vida real. Denomine-o como "prática" em vez de "ensaio" - a prática leva a perfeição, enquanto ensaio parece mais uma dramatização.

Convide um cliente - Convide um cliente para a sua reunião para discutir as tendências do setor, necessidades e desafios. Isso ajudará sua equipe a se sentir relaxada o suficiente para ouvir, o que tornará mais fácil para que eles identifiquem tendências durante uma ligação com um cliente.

Avalie - Faça um teste com a equipe para reforçar o conhecimento geral que eles têm sobre os produtos. Peça-os para que fiquem de pé e faça-lhes perguntas. Aquelas pessoas que responderem com precisão permanecem de pé até restar apenas uma única pessoa. Esta última a sobrar de pé, vence.

Revise - Divida o processo de vendas em pequenos segmentos e treine sua equipe etapa por etapa. Deixe que sua equipe escolha a ideia principal, da seção de conhecimentos gerais, de sua reunião de vendas.

Fornecer sua equipe de vendas com oportunidades de educação continuada é fundamental para o sucesso deles. Nas reuniões, mantenha esta parte de educação divertida e descontraída, porém desafiadora. Certifique-se de que você está tirando as pessoas de fora de suas zonas de conforto.

 

 

 


 

 

Como Superar a Procrastinação nas Vendas


Você tem uma meta mensal de vendas, e hoje é o primeiro dia do mês. Todo o sucesso do mês anterior é retirado de cena. Você sabe muito bem como alcançar o seu objetivo de vendas, porém simplesmente não tem ânimo de pegar o telefone e reiniciar todo o processo novamente. Em vez disso, você procura fazer qualquer outra atividade que não seja esta, para poder adiá-la. Você tem consciência de que tem que atingir suas metas, mas você ainda considera poder ir com mais calma. Este é o ciclo vicioso da procrastinação. Quando sentir que seus pensamentos estão longe ou tendo problemas para iniciar os projetos, é importante manter o pensamento positivo e começar a trabalhar!

 

Ser positivo é tão fácil como mudar sua atitude em relação ao problema. Em vez de colocar pressão sobre si mesmo com pensamentos negativos e procrastinar, transforme-os em pensamentos produtivos. Então, em vez de dizer: "Eu tenho que cumprir o meu objetivo", diga, "Eu vou cumprir o meu objetivo com o trabalho duro e dedicação."

 

Dale Carnegie disse: "Faça as tarefas mais difíceis primeiro, que então as mais fáceis serão concluídas por si só." Ele era um grande defensor do hábito de se manter ocupado e começar uma tarefa imediatamente como forma de superar a procrastinação e a preocupação. Um artigo recente da revista Fast Company intitulado "Trabalhe de Forma Inteligente: Como tornar a procrastinação produtiva", ilustra o princípio de manter-se ocupado e trabalhar através de procrastinação, mesmo se você não está lidando com o trabalho mais difícil em primeiro lugar.

 

Aqui estão algumas dicas adicionais para ajudar a manter o pensamento positivo e superar a procrastinação nas vendas.

 

Apenas faça: Pegue o telefone ou entre em contato com seus clientes e finalize a venda. Lembre-se, você está trabalhando em um prazo e quanto mais tempo você tiver para alcançar sua meta, melhor.

 

Encontre seu ritmo: Faça um compromisso com você mesmo de pegar o telefone e permanecer com as ligações por um certo período de tempo. Desse modo você acabará pegando o ritmo.

 

Desfrute do resultado final: Pense no prazer de atingir sua meta e focar no positivo ao invés de focar no negativo.

 

Dê a si um momento de prazer: Às vezes você precisa dar a si alguma contribuição positiva. Lembre-se, você tem que manter uma atitude positiva e ficar atento.

 

 

 

 


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