DALE CARNEGIE TRAINING
ENGAGING IDEAS
Um Guia para Líderes Criarem Comprometimento de Funcionários e Clientes

 

Tema do Mês: Apresentações Eficazes

“Tenha sempre algo a dizer. Aquele que tem algo a dizer e é reconhecido por falar somente quando necessário, é aquele que cativa a atenção de seus ouvintes. Tenha sempre conhecimento do assunto em questão. Se sua mente está confusa, quem dirá como ficará a do seu público!” ~ Dale Carnegie

 


 

Iniciando uma Apresentação
 

 

A maioria dos contratempos de uma viagem de avião ocorre em dois pontos cruciais: decolagem e aterrissagem. Podemos dizer que a premissa também é verdadeira no que diz respeito à apresentações. Uma introdução de alto impacto deixa o locutor mais confiante, causando uma boa impressão nos ouvintes de imediato!

Pontos-chave

  • Conquiste a atenção de seu público rapidamente
  • Conduza a sua apresentação com naturalidade
  • Desenvolva a benevolência
  • Crie pontes de concordância entre um assunto e outro

Técnicas

  • Use ferramentas visuais
  • Dramatize suas ideias
  • Encoraje as pessoas a participar
  • Especifique os pontos de concordância de sua apresentação

Evite o pedido de desculpas. "Quantas vezes ouvimos oradores pedindo desculpas ao público pela falta de preparação ou falta de capacidade. Se você não estiver preparado, o público provavelmente irá descobrir sem sua ajuda." - Dale Carnegie

  1. Informação Atrativa

    Analogia: "Me lembro de minha primeira vez tentando aprender a dirigir um carro. A princípio pensei que iria ser super fácil, mas logo descobri o quão complicado é! Aprender a dominar nossa coordenação a fim de dirigir um carro, é muito parecido com a inserção de uma estratégica inicial... "

    Sobressalto: "Olhe ao redor da sala. Um a cada três vocês provavelmente estará fora do mercado no próximo ano, caso não mude duas coisas simples que está fazendo agora."

    Boas Novas: "Ontem concluímos os relatórios do último ano fiscal e temos uma ótima notícia! Todas as nossas metas financeiras foram atingidas, portanto todos que estão presentes nesta sala receberão um bônus!"

  2. Perguntas
    Obter Informação: "Vamos fazer uma pesquisa rápida. Quantos de vocês estiveram envolvidos, até o momento com o nosso serviço, através de algum programa de treinamento este ano.?"

    Estimular a Participação: "Em um curto tempo, gostaria que cada pessoa presente na sala usasse uma palavra (ou frase) para descrever sua reação ao nosso tema de hoje, por exemplo, a minha palavra é 'Animado'."

    Criar um Acordo a Partir de Uma Necessidade ou Interesse: "Se houvesse uma maneira em que você pudesse aumentar a rentabilidade de seu tempo útil enquanto que, ao mesmo tempo, aumentasse a retenção de clientes, provavelmente você iria gostar de saber mais sobre isto, certo?"

     
  3. Incidentes
    Experiência Pessoal: "Minha esposa e eu estávamos dirigindo de volta pra casa, tarde da noite em meio a uma forte tempestade. De repente, um carro vindo da direção oposta perdeu o controle e tentou desviar para o canteiro. O carro derrapava e deslisava na pista indo em direção à nós. Foi por um fio, mas a severa colisão aconteceu logo atrás da gente. Fiquei meio em estado de choque, mas me senti um homem de sorte por estar vivo. Ao contrário de mim, a reação de minha esposa foi querer voltar ao local do acidente. Voltamos e ela correu imediatamente para prestar socorro. Os outros carros freiavam abruptamente ao redor dos destroços. Ela teve um ato heróico. A lição que aprendi naquele dia associa-se com a razão por estarmos juntos até hoje".

    Pegar Emprestado a História de Uma Outra Pessoa: "Na semana passada, entrei no escritório de nosso diretor financeiro e reparei que ele estampava um sorriso enorme em seu rosto. Então o perguntei o que no mundo poderia fazê-lo tão feliz, e ele começou a me contar essa história..."

    Usar um Acontecimento Histórico: "Em 49 aC, Júlio César se aproximava de Roma com a legião Romana e parou em frente ao rio Rubicão, o caminho sem volta. Avançar para o outro lado do rio criaria um inevitável conflito civil. César teria dito: 'A sorte está lançada’, e.. marchou até finalmente se tornar o indiscutível líder do Império Romano. Estamos diante de um momento decisivo semelhante... "

     
  4. Congratular
    Os Ouvintes: "Você provavelmente não percebe o valor que adiciona às pessoas e organizações Você gerencia artesãos que literalmente criam obras-primas com as mãos, ferramentas e habilidades. É uma arte que, em seu ramo de negócios, está desaparecendo. Espero que você tenha orgulho do que faz e do impacto que você causa".

    A Organização: "Provavelmente, a maioria dos presentes nesta sala ainda não têm o conhecimento de que a nossa organização foi a primeira no mundo a ..."

    Um Indivíduo: "Eu conheço uma pessoa nesta sala que ganhou o seu respeito. Quatro anos atrás, ela mostrou coragem e visão na criação e no lançamento de uma nova linha de produtos extremamente bem-sucedida. Estamos todos desfrutando dos benefícios de sua determinação Uma coisa que você talvez não saiba sobre ela é que...”

 

 


 

 

O Uso de Evidências

Uma vez que a introdução consquistou a atenção do público, é necessário estabelecer o tema ou mensagem da apresentação. Como em uma bela sinfonia onde o compositor revela o tema e então começa a criar variações sobre ele, o orador apresenta a mensagem e então começa a desenvolvê-la com fatos, informações e provas.A introdução de uma apresentação é designada para chamar a atenção do público. A mensagem que será transmitida centra a atenção toda no assunto.

Pode ser uma declaração proposital: "Nós agora iremos analisar os prós e contras do novo processo orçamentário."

Pode ser também com uma pergunta: "Quais são os passos necessários para alcançar a Certificação ISO 9001 até 15 de dezembro do próximo ano?"

Ou às vezes, a declaração da mensagem é apresentada como uma proposta lógica: "Se ‘X’ é verdade, então ‘Y’ também é verdade, ora ‘XY’ é o resultado natural." A mensagem orienta o desenvolvimento da apresentação e evita que ela se desvia de sua finalidade ou objetivo. Cuidado com as piadinhas. Por algum motivo desconhecido, o principiante sente que deve reforçar sua apresentação contando uma piada. É bom se lembrar que não é efetivo em todas as situações!

Usar evidências é essencial para uma apresentação eficaz. Geralmente, as pessoas no público se questionam, "Por que eu deveria ouvi-lo?" "Por que eu deveria acreditar em você?" e "Quem, além de você, diz que isso?" Quando precisamos convencer outros sobre nosso ponto de vista, uma das nossas principais ferramentas é o uso de evidências.

Evidências Eliminam Dúvidas Através de:

  • Demonstrações
  • Exemplos
  • Fatos
  • Exibições
  • Analogias
  • Depoimentos
  • Estatísticas

"O seu propósito é fazer com que o público veja o que você viu, escute o que você escutou e sinta o que você sentiu. Detalhes relevantes traduzidos em linguagem visível e colorida, é a melhor maneira de recriar um episódio e expressá-lo a seu público." - Dale Carnegie

 

 

 


 

 

Concluindo Uma Apresentação


A abertura de uma apresentação deve causar um impacto positivo de imediato. A conclusão deve proporcionar um impacto final duradouro.

Pontos-chave:

  • Causar um impacto positivo que irá perdurar
  • Persuadir com lógica
  • Influenciar os ouvintes com emoção
  • Ser sucinto

Técnicas:

  • Ser fiel ao tema da abertura
  • Falar em um tom pessoal
  • Dramatizar ideias
  • Utilizar aparelhos visuais que causam grande impacto

Objetivos:

  1. Convencer ou Impressionar:

    Repita o grande benefício: “Pois então, fazendo essas pequenas mudanças sua empresa poderá prosperar em um prazo de dois anos.”

    Use citações: "Se você acredita no que você está fazendo, então não deixe que nada impeça o seu trabalho. Muito dos melhores trabalhos do mundo foram feitos contra impossibilidades aparentes.” - Dale Carnegie

  2. Informar:

    Repita o seu ponto-chave: "Por fim, lembre-se das três palavras mais importantes no setor imobiliário: localização, localização, localização." \

    Recapitule as etapas de um processo ou plano: "Lembremo-nos de seguir estes simples passos para garantir consistência e poupar tempo para todos. O primeiro passo é ....".

  3. Persuadir:

    Ação e benefício: "Entre em contato com um cliente hoje e pergunte-o por que ele gosta de fazer negócios com a gente, e você vai criar campeões que irão ajudar a aumentar suas vendas."

    Recomendação Final: “Concluindo, recomendamos a terceira opção discutida, pois causará um maior impacto em nossos clientes."

  4. Influenciar:
    Apele aos mais nobres motivos: "Vamos criar um planeta mais sustentável para nossos filhos e netos."

 

 

 

 


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