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Facilitar para Obter Resultados num Grupo


Facilitação, por definição, significa “tornar fácil para os outros”. É ajudar um grupo a "descobrir" e "aplicar" enquanto investe em um melhor desempenho. Um facilitador eficaz ajudará os participantes a aprender uns com os outros através de discussões guiadas e outros métodos. Muitas vezes, durante a abertura, atividades, coaching, questionamentos, e fechamento, o apresentador está realmente facilitando um processo em vez de apresentar informações. Um facilitador eficaz atrai o grupo e lidera as pessoas para um nível superior.

 

Seguem algumas dicas de como você pode ser um grande facilitador.

 

 

Ritmo

  • Mantenha um senso de urgência para si mesmo e para os participantes.
  • Use um cronômetro de contagem regressiva para alguns exercícios e atividades para garantir que o grupo permaneça no tema e na hora certa.
  • Comece e termine no prazo.
  • Perceba os sinais dos participantes para ver se estão entediados. Mude de tática.
  • Coloque as pessoas em pequenos grupos de discussão para conduzir o ritmo e a energia.
  • Peça que as pessoas fiquem em pé.
  • Misture as pessoas em diferentes grupos.
  • Altere a configuração da sala. Mude a frente da sala para a lateral, ou arrume as cadeiras e mesas de forma diferente.
  • Faça algo inesperado, como um quiz ou uma competição por equipes.
  • Faça uma pausa a cada 90 minutos.
  • Nunca mencione um intervalo a menos que esteja na hora.
  • Se os participantes sabem que é hora para o almoço ou encerramento, pare. Nada que você diga ou faça vai manter a atenção de todos.

 

Incentivar a Discussão

  • Antes de começarmos a nossa sessão sobre (...), vamos perguntar aqui na sala e obter algumas palavras que descrevem como você entende o tema.
  • Descreva um momento em que foram incentivados a (...).
  • Descreva um momento em que você estava desanimado a (...).
  • Descreva um momento eficaz (...) que valeu a pena.
  • Descreva a sua pior experiência com (...).
  • Descreva a sua melhor experiência com (...).
  • Qual é a sua definição de (...)?
  • Que lições você aprendeu sobre (...)?
  • Se você tivesse que dar conselhos sobre (...), o que seria?
  • A palavra (...) significa muitas coisas para as pessoas, o que ... significa para você?

 

Resumindo

  • Não diga às pessoas o que você pode perguntar-lhes.
  • Resumidamente rever pontos importantes de aprendizagem.
  • Confirme os benefícios e o valor de estar na sala.
  • Discuta oportunidades de aplicação e faça coaching com as pessoas para identificar futuras situações nas quais eles vão usar o que aprenderam.
  • Peça que os participantes discutam a aprendizagem e aplicações em pequenos grupos e depois compartilhem.
  • Crie um senso de urgência. Faça coaching para que os participantes ajam imediatamente, como por telefone no intervalo, em vez de daqui uma semana ou um mês.
  • Peça que os participantes formem equipes e ensinem os pontos principais para o grupo inteiro.

 


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