Imprimir  

header_br_newsletter

 

 

Apresentação para Pedir Opinião


Um dos tipos mais comuns e críticos de apresentações comerciais é a apresentação para pedir opiniões, ideias, e/ou sugestões. No lugar de uma palestra para levar informação, esta apresentação visa o envolvimento dos participantes e baseia-se na obtenção de resultados produtivos para seguir adiante com os processos. Por sua natureza, este tipo de apresentação requer flexibilidade por parte do apresentador e uma vontade de permitir que o processo se desenrole sem dominar a discussão. No planejamento de uma apresentação para pedir opinião, considere cuidadosamente quais pessoas que vão participar da reunião. Quem é seu público?

 

Conhecimento sobre o tema
Para obter uma opinião informada, normalmente você convida pessoas que têm um conhecimento vasto do tema. Às vezes, porém, você quer um público que tem pouca ou nenhuma experiência com o tema, como em grupos de foco ou pesquisa de mercado.

Experiência anterior com o tema
Será que o seu público há indivíduos que tiveram experiência com o assunto? Como eles reagiram: positiva ou negativamente? Que exemplos específicos você conhece?

Nível de preparação necessária para a reunião
Se você estiver procurando por uma opinião específica, pode precisar pedir aos participantes que se preparem para a reunião. Considere o que eles podem precisar levar para a apresentação como documentos, pesquisa, ou planejamento e informe-os com antecedência.

Tendência individual sobre o tema
Você está ciente de alguma tendência a favor ou contra o seu tema? Será que esse público inclui indivíduos que torcem para este tema ou que são contrários a algum aspecto dele?

Atitudes de mente aberta e cooperação
Analise os indivíduos que vão participar da apresentação. Eles incluem pessoas que estão abertas para a troca de ideias e opiniões? Há participantes que são relutantes em falar? Será que esse público vai colaborar com sua agenda e propósito?

Grau de detalhes preferido pelos participantes
Por vezes, o público quer apenas o básico sobre o tema em discussão. Em outras ocasiões, precisam de mais detalhes antes de expressarem suas opiniões. Considere preparar níveis de detalhes, do mais geral ao específico, que você pode trazer para a discussão, conforme necessário.

Evidências necessárias para apresentar o tópico
Apresentar evidências básicas no corpo de sua apresentação. Esteja preparado para revelar evidências adicionais em resposta a perguntas e pedidos de esclarecimento.

 


Veja mais artigos relacionados

Apresentação com Impacto Visual

Facilitar para Obter Resultados num Grupo

 

 

 


Siga-nos online
 

 
© 2016 Dale Carnegie & Associates, Inc..
Todos os Direitos Reservados
 
.
projeto de site e desenvolvimento por Americaneagle.com