Imprimir  

header_mx_newsletter

 

 

Apresentação com Impacto Visual

Você tem a oportunidade de ser um líder, mentor, educador e comunicador melhor e mais refinado quando usa recursos visuais e gráficos. Os seres humanos possuem sistemas de pensamento distintos para o processamento de material visual e verbal. Sua capacidade de aprendizagem aumenta significativamente quando consegue explorar ambos. Ao selecionar e preparar recursos visuais, mantenha as seguintes diretrizes gerais em mente:

 

Clareza
É possível compreender o visual em poucos segundos?

  • Como regra geral, não usar mais de seis linhas com seis palavras ou menos por linha.
  • Se o visual é uma mistura de texto e desenho, lembre-se de manter 60 a 70 por cento de espaço em branco.
  • O tamanho da fonte é extremamente importante. Textos muito pequenos e que não pode ser lidos se tornam um ponto de distração e, possivelmente, frustração aos participantes. O tamanho da fonte mínimo é de 24 pontos, mas de preferência maior.
  • Uma regra de ouro é que, para cada 3 metros de profundidade da sala, deve haver dois centímetros de altura na tela ou flip chart.
  • Use uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas. Evite escrever tudo em maiúsculo no corpo do texto. Todas as letras maiúsculas são difíceis de ler. As palavras em letras minúsculas são mais fáceis e rápidas de ler. Noventa e cinco por cento de todo o material de leitura é em letras minúsculas.

Relevância
Será que o visual apoia e reflete o seu ponto?

Lembre-se: assim como recursos visuais podem melhorar uma apresentação, eles também podem competir com a mensagem. Não crie competição com visuais irrelevantes e que distraem. Mesmo se algo é muito divertido ou engraçado, não use, a menos que claramente ajude-o a fazer um ponto importante.

Apelo Visual
O visual é esteticamente agradável?

  • Linhas, bordas, caixas e formas adicionam interesse para um visual e o tornam mais interessante, atraente e desejável.
  • Experimente fontes para encontrar as que melhor correspondem ao estilo da apresentação.
  • Não exagere nas variações de tipo de estilo em uma série de recursos visuais. Muitas variedades de estilos pode ser uma distração, e dar a impressão de confusão e amadorismo.
  • Como as pessoas formam sua opinião nos primeiros segundos, a aceitação dos recursos visuais pode ser reforçada pelo uso ponderado de arte. Certifique-se de que a imagem retratada gera a reação desejada.
  • Os Layouts dos visuais devem ser em forma de paisagem em vez de retrato porque para o olho é mais natural, confortável e agradável olhar de um lado para o outro, em vez de para cima e para baixo. Da mesma forma, alguns apresentadores profissionais sentem que telas de projeção, flip charts, etc, devem estar à direita da plateia, quando estão de frente para o palestrante. Isso permite que as pessoas no público se concentrem primeiro na pessoa que está falando e, em seguida, “lerem da esquerda para a direita" para ver os visuais relacionados.

Qualidade
O visual tem aparência profissional?

Use toda a ajuda profissional e ferramentas disponíveis para garantir o seu visual tenha uma aparência profissional. Peça a opinião de uma pessoa imparcial antes de usá-los. Lembre-se,: o seu visual vai refletir a sua imagem, e os erros simples, como palavras com erros ortográficos, podem prejudicar sua imagem profissional.

Memorável
Gráficos bem escolhidos podem ter um impacto significativo sobre o sucesso de um visual, porque nós pensamos em imagens mais do que em palavras. Muitos estudos indicam que o uso de cor aumenta a retenção e impacto.

Visibilidade
Todos conseguem ver?

  • Use recursos visuais grandes o suficiente para o público. Mesmo a pessoa mais distante deve ser capaz de vê-lo.
  • Certifique-se o tamanho da fonte é legível. Como indicado anteriormente, o tamanho da fonte mínimo absoluto é de 24 pontos, mas de preferência maior.
  • Se forem utilizados recursos visuais projetados, colocar a tela em um lugar que todos na sala possam vê-la sem ter que se torcer em uma posição desconfortável. Os cantos de uma sala são geralmente a melhor escolha.
  • Verifique a iluminação. Quando possível, diminua a iluminação da sala para que não brilhe na tela. No entanto, evite deixar a sala tão escura que os participantes não possam ler nem escrever. Uma sala escura pode reduzir a quantidade de participação e o nível de entusiasmo do grupo.

Fundo
O esquema de cores aumenta a visibilidade?

  • Um fundo branco ou claro com texto escuro é melhor quando a sala é brilhante ou as luzes estão acesas e / ou a luz do projetor é de uma intensidade mais baixa.
  • Um fundo de cor média com texto escuro (texto sombra acrescenta contraste) é aceitável para salas luminosas e pequenas audiências porque acrescenta interesse.
  • Um fundo escuro com texto claro é o melhor em salas escuras com grandes audiências. Ele é geralmente limitado a slides em projeção gerada por computador. Ele requer equipamentos de alta qualidade e não é adequado para transparências ou painéis de LCD.

 


Veja mais artigos relacionados

Apresentação para Pedir Opinião

Facilitar para Obter Resultados num Grupo

 

 

 


Siga-nos online
 

 
© 2016 Dale Carnegie & Associates, Inc..
Todos os Direitos Reservados
 
.
projeto de site e desenvolvimento por Americaneagle.com