Imprimir  

header_mx_newsletter

 

Liderando Mudanças sem Autoridade
 

É natural preocupar-se com o seu futuro e com o que acontecerá na empresa em épocas de mudança. Porém, é equivocado apegar-se ao “e se?”. Esse pensamento lhe tira a concentração daquilo que está acontecendo no presente momento. O processo parecerá menos opressivo se você se preocupar com as mudanças um dia de cada vez.

 

Imagine um cenário desfavorável e pergunte-se o que de pior pode acontecer à você em consequência dessa mudança. Considere situações em que esse cenário pode te levar à exaustão máxima, fazendo você entrar em conflito com gestores e membros de equipe, gerando consequências negativas, consumindo toda a sua energia e produtividade. O desafio nunca é tão grande até que se defronte com o pior cenário.

 

Prepare-se para recebê-la. Não somente dizendo à você mesmo que o que tiver que acontecer, acontecerá. Mas sim, traçando um planejamento minucioso daquilo que de mais negativo pode vir a acontecer. Desenvolva o mesmo tipo de estratégia que equipes de emergência conduzem. Talvez não haverá nenhuma eventualidade que exija tal nível de preparação, porém caso aconteça, você estará apto para enfrentá-la.

 

Procure estudar a situação, de maneira que possa aperfeiçoá-la, prevenindo-se do pior. Você deverá estar disposto à dedicar sua energia e recursos à esta iniciativa. Considere todas as maneiras e possibilidades existentes a fim de evitar um contratempo. No processo de planejamento, avalie a comunicação, a mobilização do trabalho em equipe, e uma suposta falha.

 

Mantenha-se ocupado. Mudanças podem ocasionalmente diminuir o nosso ritmo, deixando-nos desorganizados e desmotivados. São nessas fases da carreira, que você deve armazenar toda sua energia e empenhar-se. Isso não somente o afastará de suas preocupações, como também evidenciará a sua imagem na organização em algum momento crítico.

 

Coopere com o inevitável. Não dá para fugir ou esquivar-se da mudança. Faz parte de tudo o que você faz em sua carreira. Assim, você evita perder o seu tempo e atitude lutando contra o inevitável.

 

Faça o seu melhor. A regra básica do mundo dos negócios é empenhar-se e fazer sempre o melhor que puder em qualquer situação. Isso o motivará internamente e o conduzirá à persistência, ultrapassando quaisquer mudanças que tiver que enfrentar. Seja qual for o modo com que a mudança irá impactar a sua carreira, você espera poder dizer aos colegas, e a si mesmo, que você se dedicou e deu o melhor de si.

 

Traga o entusiasmo ao trabalho. O que pode ser feito para que você tenha certeza de que está contribuindo da melhor maneira em seu trabalho? Quando a empresa onde você trabalha estiver passando por um processo de mudança, é necessário que você esteja mais entusiasmado ainda. Estando entusiasmado você trabalha melhor, mais rápido e com mais eficiência. Você experimenta uma sensação e prazer maior e de realização.

 

 

Veja mais artigos relacionados


Adaptar ao Implantar a Mudança

Desafios de se Engajar às Mudanças

 

 

 


Siga-nos online
 

 
© 2016 Dale Carnegie & Associates, Inc..
Todos os Direitos Reservados
 
.
projeto de site e desenvolvimento por Americaneagle.com