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Estilos de Liderança e Tendências

 

Quando você interage com alguém cujo estilo de liderança é similar ao seu, a comunicação flui com mais facilidade. No entanto, quando você trabalha com pessoas com estilo de liderança é diferente do seu, a comunicação e cooperação podem se tornar um desafio. Dale Carnegie uma vez disse que o elemento mais importante de se trabalhar com diferentes estilos de liderança é a flexibilidade – a nossa vontade e capacidade de enxergar através do ponto de vista da outra pessoa. Então, como determinar o seu próprio estilo de liderança, e mais importante, como trabalhar de forma eficaz com outras pessoas que possuem um estilo de liderança diferente?

 

Nenhum estilo de liderança é superior aos outros. Líderes eficazes devem encontrar maneiras de trabalhar com todos os estilos de liderança e salientar os aspectos positivos dos outros, minimizando os desafios associados aos diferentes estilos.

 

Os quatro principais estilos de liderança são:

 

Idealista: Indivíduos com estilo de liderança idealista têm facilidade em desenvolver o pensamento criativo, brainstorming e fazer perguntas abertas. Eles são intuitivos em relação à tomada de decisão, dando preferência em fundamentar os planos de ações em ideias criativas, opiniões e pessoas, em vez de fundamentá-las em fatos e análise. Eles gostam de ambientes dinâmicos, discussões subjetivas e pessoas energéticas. No entanto, não respondem bem a detalhes, estatísticas e minúcias.

 

Empreendedor: Indivíduos que possuem estilo de liderança empreendedor são voltados especificamente aos resultados e têm uma abordagem sensata e direta nas tomadas de decisões e nas relações interpessoais. Enxergam situações como desafios a serem resolvidos e querem resolver tudo de forma rápida e mais direta possível. São exigentes com si mesmos e criam grandes expectativas em relação aos outros. Não respondem bem a especulações, desperdício de tempo, ou a levar tudo muito ao lado pessoal.

 

Facilitador: Indivíduos que possuem o estilo de liderança de facilitador valorizam relações, dedicação e lealdade. São motivados por um ambiente de trabalho cooperativo e solidário, que valoriza o trabalho em equipe. Respondem bem ao encorajamento e à assistência, preferindo trabalhar com pessoas centradas em vez de trabalhar com pessoas com o estilo estritamente baseada em fatos. Não respondem bem à pressão ou ameaças.

 

Analista: Indivíduos que possuem o estilo de liderança de analista valorizam as abordagens sistemáticas e formais para a resolução de problemas e tomada de decisão. Têm facilidade em lidar mais com fatos e números do que com opiniões e emoções, e o que os levam a ser reservados e metódicos, em vez de calorosos e expressivos. Não respondem bem à agressividade ou ao desleixo.

 

Em vez de impor o seu estilo de liderança aos outros, você deve pensar e antecipar suas ações, a fim abordar os outros de maneira que vai ajudar-lhe a se sentirem confortáveis.

 

Algumas orientações-chave incluem:

 

Concentre-se nos resultados- Concentrar em resultados, muito mais que em personalidades, o permite apreciar melhor as diferenças e os pontos fortes que os outros possuem como um membro da equipe.

 

Regular as expectativas- Os outros podem agir diferentemente da maneira que você age, e a sua maneira não é necessariamente a melhor. Você deve deixar de lado qualquer tipo de individualismo e ajustar suas expectativas de acordo com as dos outros.

 

Dê um passo mais adiante- Você não pode simplesmente esperar que a outra pessoa irá mudar o estilo dela de agir. As chances que isso aconteça são remotas. A fim de contornar essa situação e minimizar as diferenças entre os vários estilos de liderança, você deverá estar disposto a ir mais além que a outra pessoa.

 

 


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