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Faça Sua Equipe Se Interessar por Pedir Recomendações


Pedir recomendações pode ser uma tarefa desagradável para muitas pessoas que trabalham com vendas, e isso pode ser tão confortável, para pessoas que trabalham em outras áreas, quanto fazer um canal no dente. Isso não necessariamente tem que ser assim! Normalmente as pessoas fazem desse hábito, uma tarefa desconfortável e difícil, pois o fazem na hora errada. Espere para pedir ao cliente que recomende seu produto ou serviço, quando ele estiver mais feliz, por exemplo, logo após ter recebido a aquisição. Igualmente, é importante salientar que, não obrigatoriamente tem que ser o vendedor a pessoa que irá perguntar pela recomendação; não é somente o vendedor que constrói um relacionamento com o cliente. A pessoa que entrega o produto ou serviço é a que geralmente constrói uma relação com o cliente. Ao desenvolver uma equipe multifuncional de vendas, serviço e entrega de produto, você pode desenvolver um processo de recomendações que é benéfica para todos.

 

Aqui está uma série de dicas que você pode compartilhar com sua equipe para ajudar a ganhar recomendações dos clientes e começar a construir sua rede.

 

Relembre seu cliente dos benefícios – Esteja atento às conversas com os clientes, pois ao fazerem algum comentário positivo sobre sua empresa, produtos ou serviços, você poderá usar isso ao seu favor durante sua solicitação de uma recomendação, relembrando-os sobre os benefícios.

 

Descreva o Perfil de Seu Cliente – Apresente soluções alternativas, que você forneceu anteriormente para outras empresas ou organizações. Isso irá ajudá-los a começar a pensar em outras pessoas.

 

Identifique um Benefício Como Recomendação – Identifique uma qualidade de seu, produto ou serviço, que fará seu cliente o recomendar para outras pessoas.

 

Peça Para Ser Apresentado – Pedir para ser apresentado é uma boa maneira de quebrar o gelo com o cliente em potencial. O impacto que se causa, por ter um intermediário que já se beneficiou com o seu produto fazendo a introdução entre vocês dois, é adicionalmente positivo.

 

Sugira Alguém que Seu Cliente Já Conheça – Se você tem em mente uma pessoa específica e a quem gostaria de ser recomendado, crie uma situação onde você terá a oportunidade de mencioná-la àquele seu cliente que a conhece.

 

Apenas evite expor seu cliente. Em vez disso, mencione o interesse de conhecer essa pessoa específica, e dê tempo ao seu cliente para considerar a proposta de fazer o “meio-de-campo”. Apenas lembre-se constantemente dos benefícios de pedir que seja recomendado e, em seguida, basta pedir!

 


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