Imprimir  

header_br_newsletter

 

 

O Uso de Evidências

 

Uma vez que a introdução consquistou a atenção do público, é necessário estabelecer o tema ou mensagem da apresentação. Como em uma bela sinfonia onde o compositor revela o tema e então começa a criar variações sobre ele, o orador apresenta a mensagem e então começa a desenvolvê-la com fatos, informações e provas.A introdução de uma apresentação é designada para chamar a atenção do público. A mensagem que será transmitida centra a atenção toda no assunto.

Pode ser uma declaração proposital: "Nós agora iremos analisar os prós e contras do novo processo orçamentário."

Pode ser também com uma pergunta: "Quais são os passos necessários para alcançar a Certificação ISO 9001 até 15 de dezembro do próximo ano?"

Ou às vezes, a declaração da mensagem é apresentada como uma proposta lógica: "Se ‘X’ é verdade, então ‘Y’ também é verdade, ora ‘XY’ é o resultado natural." A mensagem orienta o desenvolvimento da apresentação e evita que ela se desvia de sua finalidade ou objetivo. Cuidado com as piadinhas. Por algum motivo desconhecido, o principiante sente que deve reforçar sua apresentação contando uma piada. É bom se lembrar que não é efetivo em todas as situações!

Usar evidências é essencial para uma apresentação eficaz. Geralmente, as pessoas no público se questionam, "Por que eu deveria ouvi-lo?" "Por que eu deveria acreditar em você?" e "Quem, além de você, diz que isso?" Quando precisamos convencer outros sobre nosso ponto de vista, uma das nossas principais ferramentas é o uso de evidências.

Evidências Eliminam Dúvidas Através de:

  • Demonstrações
  • Exemplos
  • Fatos
  • Exibições
  • Analogias
  • Depoimentos
  • Estatísticas

"O seu propósito é fazer com que o público veja o que você viu, escute o que você escutou e sinta o que você sentiu. Detalhes relevantes traduzidos em linguagem visível e colorida, é a melhor maneira de recriar um episódio e expressá-lo a seu público." - Dale Carnegie

 

 


Veja mais artigos relacionados

Iniciando uma Apresentação

Concluindo Uma Apresentação

 

 

 


Siga-nos online
 

 
© 2016 Dale Carnegie & Associates, Inc..
Todos os Direitos Reservados
 
.
projeto de site e desenvolvimento por Americaneagle.com