Imprimir  

header_mx_newsletter

 

Iniciando uma Apresentação
 

A maioria dos contratempos de uma viagem de avião ocorre em dois pontos cruciais: decolagem e aterrissagem. Podemos dizer que a premissa também é verdadeira no que diz respeito à apresentações. Uma introdução de alto impacto deixa o locutor mais confiante, causando uma boa impressão nos ouvintes de imediato!

Pontos-chave

  • Conquiste a atenção de seu público rapidamente
  • Conduza a sua apresentação com naturalidade
  • Desenvolva a benevolência
  • Crie pontes de concordância entre um assunto e outro

Técnicas

  • Use ferramentas visuais
  • Dramatize suas ideias
  • Encoraje as pessoas a participar
  • Especifique os pontos de concordância de sua apresentação

Evite o pedido de desculpas. "Quantas vezes ouvimos oradores pedindo desculpas ao público pela falta de preparação ou falta de capacidade. Se você não estiver preparado, o público provavelmente irá descobrir sem sua ajuda." - Dale Carnegie

  1. Informação Atrativa

    Analogia: "Me lembro de minha primeira vez tentando aprender a dirigir um carro. A princípio pensei que iria ser super fácil, mas logo descobri o quão complicado é! Aprender a dominar nossa coordenação a fim de dirigir um carro, é muito parecido com a inserção de uma estratégica inicial... "

    Sobressalto: "Olhe ao redor da sala. Um a cada três vocês provavelmente estará fora do mercado no próximo ano, caso não mude duas coisas simples que está fazendo agora."

    Boas Novas: "Ontem concluímos os relatórios do último ano fiscal e temos uma ótima notícia! Todas as nossas metas financeiras foram atingidas, portanto todos que estão presentes nesta sala receberão um bônus!"

  2. Perguntas
    Obter Informação: "Vamos fazer uma pesquisa rápida. Quantos de vocês estiveram envolvidos, até o momento com o nosso serviço, através de algum programa de treinamento este ano.?"

    Estimular a Participação: "Em um curto tempo, gostaria que cada pessoa presente na sala usasse uma palavra (ou frase) para descrever sua reação ao nosso tema de hoje, por exemplo, a minha palavra é 'Animado'."

    Criar um Acordo a Partir de Uma Necessidade ou Interesse: "Se houvesse uma maneira em que você pudesse aumentar a rentabilidade de seu tempo útil enquanto que, ao mesmo tempo, aumentasse a retenção de clientes, provavelmente você iria gostar de saber mais sobre isto, certo?"

     
  3. Incidentes
    Experiência Pessoal: "Minha esposa e eu estávamos dirigindo de volta pra casa, tarde da noite em meio a uma forte tempestade. De repente, um carro vindo da direção oposta perdeu o controle e tentou desviar para o canteiro. O carro derrapava e deslisava na pista indo em direção à nós. Foi por um fio, mas a severa colisão aconteceu logo atrás da gente. Fiquei meio em estado de choque, mas me senti um homem de sorte por estar vivo. Ao contrário de mim, a reação de minha esposa foi querer voltar ao local do acidente. Voltamos e ela correu imediatamente para prestar socorro. Os outros carros freiavam abruptamente ao redor dos destroços. Ela teve um ato heróico. A lição que aprendi naquele dia associa-se com a razão por estarmos juntos até hoje".

    Pegar Emprestado a História de Uma Outra Pessoa: "Na semana passada, entrei no escritório de nosso diretor financeiro e reparei que ele estampava um sorriso enorme em seu rosto. Então o perguntei o que no mundo poderia fazê-lo tão feliz, e ele começou a me contar essa história..."

    Usar um Acontecimento Histórico: "Em 49 aC, Júlio César se aproximava de Roma com a legião Romana e parou em frente ao rio Rubicão, o caminho sem volta. Avançar para o outro lado do rio criaria um inevitável conflito civil. César teria dito: 'A sorte está lançada’, e.. marchou até finalmente se tornar o indiscutível líder do Império Romano. Estamos diante de um momento decisivo semelhante... "

     
  4. Congratular
    Os Ouvintes: "Você provavelmente não percebe o valor que adiciona às pessoas e organizações Você gerencia artesãos que literalmente criam obras-primas com as mãos, ferramentas e habilidades. É uma arte que, em seu ramo de negócios, está desaparecendo. Espero que você tenha orgulho do que faz e do impacto que você causa".

    A Organização: "Provavelmente, a maioria dos presentes nesta sala ainda não têm o conhecimento de que a nossa organização foi a primeira no mundo a ..."

    Um Indivíduo: "Eu conheço uma pessoa nesta sala que ganhou o seu respeito. Quatro anos atrás, ela mostrou coragem e visão na criação e no lançamento de uma nova linha de produtos extremamente bem-sucedida. Estamos todos desfrutando dos benefícios de sua determinação Uma coisa que você talvez não saiba sobre ela é que...”

 

Veja mais artigos relacionados


O Uso de Evidências

Concluindo Uma Apresentação

 

 

 


Siga-nos online
 

 
© 2016 Dale Carnegie & Associates, Inc..
Todos os Direitos Reservados
 
.
projeto de site e desenvolvimento por Americaneagle.com