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O Processo de Mudança


Engajar-se em uma mudança no trabalho pode ser uma experiência imprevisível porque os processos e as pessoas evoluem de diversas maneiras ao passar por mudanças. Não há duas pessoas que irão responder exatamente da mesma maneira às mudanças no trabalho. Da mesma forma, as alterações idênticas implementadas em várias áreas de uma organização podem produzir resultados distintos. Este Modelo de Mudança mostra como podemos conduzir o processo mudança mantendo equipe engajada e focando em vários resultados. Este modelo permite-nos ter uma abordagem estruturada para a mudança organizacional e ainda manter a flexibilidade.

 

1. Encontre a motivação para a mudança
O Modelo de Mudança começa no ponto em que a organização encontra uma motivação para a mudança. Às vezes, questões externas conduzem a mudança, como reorganizações, mudanças de gestão, as realocações, ou aquisições / fusões. Outras vezes, as forças internas conduzem a mudança, como a tecnologia atualizada, expansões e crescimento, ou melhoria contínua.

 

2. Analise a situação
À medida que a organização se torna cada vez mais motivada a mudar, a liderança empreende uma análise completa dos riscos e oportunidades associadas com a alteração proposta.

  • Quais são os ganhos potenciais em realizar a mudança?
  • Quais são os custos?
  • Quais são os riscos de fazer a mudança?
  • Quais são os riscos de não fazer a mudança?

3. Planeje a Direção
Uma vez que a liderança determina que as oportunidades superam os riscos de fazer a mudança, um plano é desenvolvido para implementação da mudança. Muitas iniciativas de mudança organizacional falham por causa da falta de cuidado, de planejamento minucioso. Nesta etapa do modelo, o palco está montado para o sucesso ou fracasso final da mudança. Os elementos-chave do plano deve incluir:

  • Planejamento do impacto da mudança sobre os indivíduos que serão mais afetadas.
  • Planejamento do impacto da mudança nos sistemas dentro da organização que serão os mais afetados.
  • Um plano passo-a-passo para a integração da mudança na organização.
  • Um plano de avaliação para medir o sucesso da mudança proposta.

4. Implemente a Mudança
Dependendo do tipo e alcance da mudança, a implementação dentro da organização pode ser gradual ou abrupta. Mudanças como demissões ou aquisições são muitas vezes implementados com pouco aviso prévio, enquanto que as mudanças de pessoal, de reorganização ou de tecnologia pode ser aplicada gradualmente ao longo de um período de tempo. Papel mais crítico da equipe nesta etapa do processo de mudança é o de manter as linhas abertas, honestas de comunicação com o outro.

  • Defina responsabilidades individuais.
  • Anuncie e inicie a mudança.
  • Faça um cronograma.
  • Promova os benefícios previstos da mudança.

5. Reveja a Direção
Uma vez que a mudança foi implementada, monitore os resultados da nova estrutura e sistema. Como parte da equipe envolvida na mudança do ambiente de trabalho, você não pode assumir que a mudança irá evoluir exatamente como a planejado ou que cada indivíduo afetado pela mudança vai reagir como previsto. Seu papel é observar alguns pontos de verificação que irão revelar se a mudança está funcionando como previsto e produzindo os resultados desejados.

  • Estabeleça formas de medir resultados.
  • Comunique quais critérios para bons resultados na mudança.
  • Coordene a coleta e medição dos efeitos da mudança.
  • Informe os principais membros da equipe de forma consistente durante o processo de revisão.

6. Adote a Mudança
Quando você revisar a implementação da mudança e observar que está saindo como o planejado, a mudança é adotada e passa a fazer parte da nova norma organizacional. O processo de revisão ainda não terminou, em vez disso, ele passa para o monitoramento contínuo dos sistemas alterados e as relações dentro da organização.

  • A mudança está trazendo os resultados planejados?
  • Quão bem me adaptei ao novo status quo?
  • Que aspectos da mudança não atendeu às expectativas?
  • Qual é a minha função em fazer esses aspectos melhorarem?

7. Ajuste o Plano de Mudança
Se o processo de revisão conclui que a mudança não está funcionando como planejado, ajustes precisam ser feitos para a implementação da mudança. Supondo que a sua análise e planejamento de mudança foram executados com precisão, você deve ser capaz de ajustar a implementação da mudança organizacional para alcançar os resultados desejados.

  • Determine onde os resultados estão aquém do seu plano.
  • Envolva os indivíduos-chave para determinar ajustes que precisam ser feitos.
  • Mantenha as linhas de comunicação aberta com todos os envolvidos.
  • Ajuste o processo de revisão e implementação da mudança.

 


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