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Desafios para Engajar pessoas na Mudança

Qualquer mudança significativa gera desafios na organização. Alguns dos desafios são pessoais, alguns envolvem equipes de trabalho, e alguns desafios surgem em toda a organização. Para engajar as pessoas durante uma mudança organizacional, você precisa estar ciente dos desafios e estar preparado para lidar com eles de forma profissional e confidencial.

 

Quebrar a Resistência
Mudança gera tipicamente, pelo menos, alguma resistência. As pessoas muitas vezes sentem que estão perdendo o poder, autonomia, ou recursos devido a um ambiente de trabalho em mudança. Como integrante da equipe envolvida na mudança, o seu papel é desafiar a si mesmo, persuadir os demais para reduzir a resistência, e focar em resultados positivos.

 

Conseguir Adesão
Um dos maiores desafios para engajar as pessoas na mudança é simplesmente fazer que as pessoas levem a sério a mudança. Durante os períodos de mudança, as pessoas muitas vezes tomam uma atitude de "esperar para ver", não abraçam nem resistem à mudança. Seu desafio é inspirar para que todos aceitem a mudança, apóiem, e até mesmo que tornem-se defensores da mudança.

 

Minimizar a Ansiedade
Mudança muitas vezes gera ansiedade. As pessoas estão mais propensos a aceitar a mudança e as equipes funcionam melhor quando a ansiedade é mínima. Seu desafio em minimizar a ansiedade é para entender o plano para a mudança, para expressar seu nível de compromisso com o plano, e reconhecer que o plano e o seu papel nele vai evoluir durante o processo de mudança.

 

Ganhar Cooperação
A mudança organizacional pode acabar com a cooperação. Durante a mudança, as organizações muitas vezes observam a falta de comunicação entre os departamentos, funções e equipes de trabalho quando os grupos começam a funcionar de forma independente cujas responsabilidades se sobrepõem com a deles. Cooperação e comunicação durante este tempo são mínimas. Como participante da mudança organizacional, você é desafiado a quebrar esses muros e construir pontes de cooperação entre as funções organizacionais.

 

Estabelecer Prioridades Corretas
Quando o ambiente de trabalho está mudando, normalmente há confusão sobre prioridades. Se você está recebendo um novo gerente, por exemplo, você pode perguntar o que ele pensa que é a prioridade mais importante ou o que você deve focar para que a mudança seja bem sucedida. A melhor maneira de enfrentar o desafio da mudança organizacional é planejar com cuidado.

 


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