Imprimir  

header_br_newsletter

 

 

Processo de Delegação


Uma vez que um grupo ou um indivíduo toma uma decisão, o próximo passo é determinar: "Quem vai fazer o que, quando e para qual padrão?" Delegação é o processo de partilha de responsabilidade pelos resultados. Líderes determinam os objetivos finais a serem cumpridos e os recursos disponíveis, e em seguida compartilham e contribuem ao plano de ação.

 

Identificar a necessidade
Estabelecer o que você escolhe delegar. Criar uma imagem do que você quer que o resultado seja.

 

Selecionar a Pessoa
Identificar a quem você vai delegar e por que você escolheu essa pessoa.

 

Passos 1 e 2 podem ser invertidos, dependendo da finalidade desejada de delegação.

 

Planejar a Delegação

  • Resultado pretendido: Qual é o resultado a ser realizado no âmbito deste plano de delegação? Crie uma imagem do que você deseja para o resultado.
  • Situação atual: Determinar a realidade da situação atual. Onde você está hoje? Como líder, você precisa fazer uma estimativa completa da situação, tanto interna como externa, para obter uma compreensão clara dos fatores que podem ajudar ou atrapalhar seus esforços e permitem que você defina metas realistas.
  • Metas: definir e estabelecer as metas. Estas metas realistas são checkpoints que criam expectativas mútuas e formam a base para as decisões de gestão mais importantes. Os líderes sabem que, sem metas, as pessoas não estarão orientadas para resultados, mas sim para tarefas. Como líder, você deve definir metas razoáveis, desafiadoras, realistas e atingíveis e, em seguida, separar esses objetivos em partes menores, que possam ser atribuídas a indivíduos de acordo com suas competências e habilidades específicas. Isso faz com que essas metas sejam menos formidáveis e mais viáveis. Quando sua equipe alcança objetivos do dia-a-dia, você está mais perto de alcançar metas intermediárias e de longo prazo.

 

Fazer uma reunião da delegação
Durante a reunião:

  • Identifique resultados específicos a serem alcançados. Identifique claramente o que você quer que o resultado final seja.
  • Descreva as regras e limitações. Claramente estabeleça quais aspectos de um objetivo não podem mudar e não são negociáveis.
  • Reveja os padrões de desempenho. Defina os padrões de desempenho com o indivíduo e reveja os critérios de clareza e concordância.

 

Criar um Plano de Ação

 

A pessoa que tenha sido delegada a tarefa deve desenvolver um plano de ação que explica os passos que serão tomados para cumprir a meta.

 

Rever o Plano de Ação

 

Reúna-se com a pessoa para quem tenha sido delegada a tarefa para discutir o plano de ação. Faça os ajustes necessários até que ambas as partes estejam de acordo.

 

Implementar o Plano de Ação

 

Os planos são implementados quando todos entendem o seu papel na empresa, comprometem-se com a obtenção dos resultados, e agem de forma unificada, de maneira a colocar o plano em ação.

 

Acompanhar

 

Os líderes bem sucedidos acompanham metas anteriormente estabelecidas na terceira etapa da delegação, mantendo um processo eficaz de acompanhamento que demonstra desvios dos objetivos esperados. É fundamental o delegante não se envolver demais nos detalhes específicos, mas concentrar-se nos fatores que são críticos para o sucesso do projeto, para que ações corretivas possam ser tomadas e os objetivos alcançados.
 

 


Veja mais artigos relacionados

O Processo de Coaching

Doze Passos para Resolução de Conflitos em que todos ganham

 

 

 


Siga-nos online
 

 
© 2016 Dale Carnegie & Associates, Inc..
Todos os Direitos Reservados
 
.
projeto de site e desenvolvimento por Americaneagle.com