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O Processo de Coaching

O coaching é uma grande responsabilidade para todos os gestores, e pode ser um grande desafio para muitas pessoas. Os gestores precisam ser capazes de manter os padrões de desempenho, se certificar que as pessoas estão seguindo as políticas e procedimentos, e bater metas individuais e de equipe através de outras pessoas.

 

Primeiro Passo: Identificar a Oportunidade

Existem cinco maneiras de identificar oportunidades.

  1. Você identifica uma oportunidade para outra pessoa.
  2. Um indivíduo identifica uma oportunidade para si.
  3. Um cliente, fornecedor ou outra pessoa de fora identifica uma oportunidade.
  4. Você identifica novas competências necessárias dentro de sua equipe.
  5. Uma situação cria uma oportunidade.

Essas oportunidades diferentes podem surgir devido a uma nova necessidade ou ao assumir um novo emprego, um projeto que requer uma nova habilidade, ou podem sair de uma avaliação de desempenho ou ser identificados depois que um erro ocorre.

Múltiplas oportunidades surgem para as pessoas em sua equipe, e é o seu trabalho como gerente priorizar essas necessidades para evitar que as pessoas em sua equipe fiquem sobrecarregadas com as possibilidades.

Anote algumas oportunidades que você vê para si mesmo ou para os outros, em seu local de trabalho. É a pessoa certa para apontar essas necessidades? Qual é a melhor maneira de fazer isso?

Segundo Passo: Imaginar o resultado desejado

Uma vez que a oportunidade é identificada, é importante tomar o tempo e identificar como será o resultado uma vez que a lacuna seja preenchida. Muitas pessoas pulam ou não desenvolvem plenamente este passo, o que pode levar à confusão, incompreensão e frustração para todos.

Um dos conceitos mais importantes do coaching é ter uma visão ou objetivo final em mente. Sem isso, as pessoas podem perdem de vista a importância de fazer as mudanças necessárias. Como criar esta imagem do que é possível é o componente central desta etapa do processo de coaching.

As pessoas com uma visão clara do resultado final do treinamento tendem a se mover nessa direção mais rapidamente do que aqueles que não a possuem. É fundamental que tanto o gestor e a pessoa da equipe tomem para si a meta. Sem esse sentimento de posse, ambos podem perder a motivação. Focamos mais em motivação e comprar a ideia na próxima etapa do processo, mas é aqui que a direção e motivação realmente começa.

Terceiro Passo: Estabelecer as atitudes certas

Quão bem você conhece a sua equipe pode determinar a rapidez com que saiba que tem a pessoa certa para o trabalho certo e é capaz de avaliar a motivação deles. Esta etapa é uma parte crítica do processo de coaching eficaz. Sem ele, você gasta uma grande parte do seu tempo apenas para superar a resistência.

É comum ouvirmos que as pessoas resistem à mudança. Não é verdade. As pessoas resistem quando:

  • Não conseguem ver a necessidade
  • Não querem fazê-lo
  • Acreditam que a mudança não é possível para eles

Nesta etapa, você deve se concentrar em algumas das habilidades necessárias para reduzir a resistência e se mover através do processo de coaching com menos atrito. Essas habilidades são:

  • Liderança
  • Comunicação
  • Construir a confiança
  • Obter o compromisso ao invés de obediência

Quarto Passo: Fornecer recursos

Para que um processo de coaching ser bem sucedido, é importante os recursos apropriados disponíveis. Isto inclui o tempo e, mais importante, um compromisso pessoal para o sucesso de todos. Outros recursos podem incluir dinheiro, equipamento, formação, informação e aumentar nível de apoio.

Certifique-se que os recursos apropriados estão em vigor e disponíveis. Nada é tão frustrante como prometer algo e depois não consegui-lo. Pode fazer com que todos se sintam que foram criados para falhar.

Quinto Passo: Praticar e Desenvolver Habilidades

Uma vez que os recursos estão no local e o conjunto de habilidades correto foi identificado, explicado e demonstrado, é hora de praticar e aplicar o que foi aprendido. Para o conhecimento evoluir para uma habilidade, você deve praticá-lo e aperfeiçoar a habilidade com a ajuda de um coach, que pode garantir que você está praticando a nova habilidade e não o velho hábito.

Prática também permite que o coach identifique os pontos fortes e oportunidades de melhoria.

  • Como incentivar outras pessoas para o sucesso
  • Como a acompanhar de perto e quando deixar ir
  • Como manter os outros responsáveis pelo progresso

Sexto Passo: Reforçar Progresso

Progredir é uma coisa, mas sem uma forma de reforçar e mantê-lo, as pessoas podem ir rapidamente de volta para seus velhos hábitos. Uma das maiores falácias que gestores possuem é a suposição de que se as pessoas sabem alguma coisa, eles vão fazer isso. As pessoas não fazem o que eles sabem, eles fazem o que sempre fizeram.

Tente usar essas estratégias para reforçar as habilidades aprendidas:

  • Capacitar as pessoas para obter resultados depois de terem aprendido novas habilidades
  • Dar o tipo certo de feedback
  • Ter acompanhamento
  • Lidar com questões de falta de desempenho
  • Lidar com erros e pessoas que sairam do caminho

Sétimo Passo: Recompensar

Uma das melhores maneiras para cimentar o crescimento e progresso é recompensá-lo. Um comportamento recompensado se repete, e o que se repete se torna hábito.

Mas a mudança pode ser desconfortável. É por isso que por vezes as pessoas voltam à antigoshábitos se o reforço e a recompensa não são forças motivadoras. O hábito é mais forte do que o conhecimento. Para garantir que a mudança aconteça de forma rápida e seja mantida, comemoração e recompensa são importantes.

Algumas das habilidades que deve ter coaching nesta etapa do processo são:

  • Elogio e conhecimento
  • Técnicas de feedback positivo
  • Reconhecimento dos pontos fortes e realizações das pessoas
  • Credibilidade e impacto corretos na entrega

 


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