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Como obter o máximo resultado de uma reunião de vendas

Como líder de vendas em sua organização, planejar e realizar reuniões de vendas tempo é uma das melhores maneiras de alocar seu tempo. Reuniões eficazes de vendas mantém sua equipe de vendas focada e motivada.

 

Uma reunião de vendas bem planejada e relevante tem o potencial para ser um dos momentos mais produtivos da semana de vendas. Será um evento que a equipe estará ansiosa para participar.

 

Para obter esse tipo de produtividade e entusiasmo de sua reunião de vendas, é preciso garantir que:

  • A reunião é relevante para a equipe de vendas. Se eles vão investir o tempo deles, querem obter resultado com isso.
  • A reunião é participativa. Vendedores estão sempre famintos por novas ideias que funcionam, e eles estão ansiosos para compartilhar suas próprias boas ideias.

Dicas para reuniões de vendas

  1. Mantenha suas reuniões curtas e diretas.
  2. Dê os membros da equipe de algum tipo de ferramenta ou ideia que possam usar em uma reunião de vendas na mesma semana. Certifique-se de que deixem cada reunião sentindo-se melhor equipados para vender. Isso ajuda que sintam que as reuniões criam valor e valem a interrupção.
  3. Seja consistente com o planejamento das reuniões. Agende para a mesma hora e o mesmo dia da semana. Isso permitirá que os vendedores organizarem o seu tempo de forma eficaz. Dê a reunião de vendas o mesmo nível de prioridade que você iria conceder uma reunião do cliente.
  4. Traga convidados que possam dar à sua equipe uma perspectiva externa. Por exemplo, um profissional de TI pode dedicar um tempo analisando características do CRM e responder a perguntas. Traga especialistas externos. Convide um cliente para falar sobre seus problemas e explicar os benefícios de fazer negócios com você, trazendo uma perspectiva nova para os vendedores
  5. Lembre-se de elogiar em público e repreender em particular. Pessoas de vendas geralmente desejam reconhecimento. Seja generoso ao elogiar . Eles também lidam com uma grande quantidade de rejeição, por isso evite isso durante as suas reuniões em grupo.
  6. Mantenha os integrantes da equipe envolvidos no planejamento e entrega de reuniões. Pergunte a eles o que desejam fazer em reuniões e quais seriam temas importantes para resolver.
  7. Escreva uma pauta para cada reunião. Envie para os seus vendedores com alguns dias de antecedência e peça ideias adicionais. Então, para manter a ordem no dia, não permita desvios que fujam muito do tema a menos que sejam extremamente importantes. A maioria das distrações podee ser resolvida fora do tempo previsto para a reunião.
  8. Seja um bom ouvinte. Incentive seus vendedores fazer mais do que falar na reunião. Esta é a sua oportunidade de ouvir o que realmente está acontecendo lá fora. Tome notas para refletir sobre essas questões mais tarde. Dê à sua equipe a oportunidade de desabafar algumas frustrações, e esteja pronto para orientar a conversa de volta à discussão rentável.
  9. Considere a realizar de algumas reuniões eletrônicas, como webinars, que economizam tempo e dinheiro em viagens. Mas tenha sempre em mente que nada substitui o contato cara a cara.
  10. Termine na hora. Seja pontual.

Aqui está uma agenda infalível para obter um melhor desempenho de suas reuniões de vendas.

Abertura Inspiradora
A abertura deve ser breve e inspiradora. Utilize este tempo como uma oportunidade e momento para construir o espírito de equipe. Considere pedir a um voluntário diferente para abrir cada reunião e incentivar esse indivíduo para aumentar sua "zona de conforto".

Comunicação
Faça isso logo no início da reunião. Certifique-se de definir e manter um cronograma rigoroso adequado à qualidade ou necessidade da informação analisada. Use esse tempo para falar da programação, novos produtos, novos processos, etc.

Relato de Resultados da Meta
Defina o tom ao relatar um de seus próprios resultados da meta. Faça com que cada pessoa relate, de maneira informal. Caso alguém não tenha conseguido cumprir a meta definida, aproveite para orientar sobre o que aprenderam e ajudar a definir um compromisso futuro.

Foco no Cliente: Histórias e Desafios de Sucesso
Esta é uma boa oportunidade para as pessoas contarem suas histórias e compartilharem seus conhecimentos. Mantenha as histórias focadas em negócios e casos concretos e evitar contar a sua própria "história de guerra". Incentive todos a tomar notas e usar os exemplos em suas próprias apresentações de vendas. Dê às pessoas o feedback centrado na qualidade apropriada.

Treinamento
A maioria das reuniões de vendas tende a se focar em expor informações, discutir de como bater os números da meta, aprender sobre os produtos e revisar políticas. Mude.Faça reuniões para tornar os vendedores mais eficientes. Ensine novas habilidades. Compartilhe as melhores práticas. Demonstre e faça coaching, conforme apropriado.

Reconhecimento
A maioria dos profissionais de vendas prospera em competição amigável. Crie satisfação individual e de equipe. Elogie publicamente o sucesso. Lembre-se de reconhecer as pessoas em posições de suporte de vendas. Raramente um trabalho de um vendedor é somente dele, e o reconhecimento muitas vezes vai para apenas o vendedor, ignorando a equipe que o apoia.

Compromisso
Mantenha o foco amplo e centrado nas necessidades de cada um. Gerar receita é importante, e um resultado fácil de controlar. Mas, ao incentivar sua equipe de vendas a definir metas para a construção de relacionamentos com os clientes, você está guiando o futuro dos negócios.

Fechamento com Inspirativa
Certifique-se que a reunião termine com todos sentindo-se inspirados.

 


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